Questões de revisão para a prova online - Da Vinci

1. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
a. a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b. a religião do Egito Antigo, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c. a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d. o período conhecido como antigo Egito constituiu o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade. 
e. a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais podres das sociedades antigas tinham, sobretudo, por não terem acesso à escola e outros saberes só permitidos só à família real. 


2. (FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a. a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo.
b. o monoteísmo e a agricultura.
c. o comércio e as cidades-Estado. 
d. as cidades-Estados e o monoteísmo. 
e. a agricultura e a forma de Estado centralizado. 


3. (Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 km de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a. hebreu
b. sumério
c. assírio
d. fenício
e. persas


4. (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a. Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b. As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
c. Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d. A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e. Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.


5. O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:
a. Sem, um profeta obscuro da época dos patriarcas.
b. Sem, um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia.
c. Nenhuma das alternativas.
d. Sem, filho de Noé.
e. Sem, isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica.

6. (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o:
a. império dos persas durante o reinado de Dario.
b. império babilônico durante o governo de Hamurabi.
c. antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d. reino de Israel sob o comando de Davi.
e. estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

7. (PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratrusta, é:
a. o politeísmo caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
b. o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
c. o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
d. a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.
e. a descrença na imortalidade da alma e na ressureição.


8. “No reinado de Ciro, e posteriormente no de Cambises, não havia um tributo fixo, sendo o pagamento feito em presentes. Por causa da fixação de tributos e de outras medidas análogas, os persas chamavam Dario de mascate, Cambises de déspota e Ciro de pai, pois Dario negociava com tudo, Cambises era duro e insensível e Ciro era generoso e se preocupava com o bem-estar de seus súditos”.  HERÓDOTO, História. Brasília: Unb, 1988. p. 180.
Dario I foi um dos mais conhecidos reis que existiram na Pérsia antiga, sendo responsável por várias medidas administrativas e por grandes construções, que ficaram famosas. Dentre as alternativas abaixo, qual indica uma ação não efetuada durante o reinado de Dario I?
a. O dárico.
b. As satrapias.
c. A estrada real.
d. A biblioteca de Nínive.
e. O sistema de correios.


9. (UFPB) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:
a. A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b. A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c. O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d. A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e. A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

10. Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?
a. a invenção da bússola.
b. o desenvolvimento da escrita alfabética.
c. a criação da pólvora.
d. a descoberta da fusão de metais, como o ferro.
e. o desenvolvimento do monoteísmo religioso.

11. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
a. A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
b. A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c. A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
d. O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

12. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
a. O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
b. Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
c. A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
d. O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

13. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?
a. Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
b. Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
c. Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
d. Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

14. (UFSC) Sobre o Antigo Egito, é correto afirmar que:
I. o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.
II. a construção de pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós e esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Antigo Egito.
III. Os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.
IV. A despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Antigo Egito.

a. I e III estão corretas.
b. II, III e IV estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
d. III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas. 

15. (UFMS) 

A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II - O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III - As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto as águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas III.
d) apenas III e IV.
e) apenas IV.

16. (FUVEST) - Examine estas imagens produzidas no antigo Egito:
As imagens revelam
a. o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
b. a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
c .o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
d. a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.
e. a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.



GABARITO
1. A
2. C
3. D
4. E
5. D
6. A
7. C
8. D
9. C
10. B
11. C
12. A
13. D
14. C
15. A
16. E



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Immigration in Brazil in the 19 - 20th centuries

Questões de revisão - Da Vinci - Grécia e Roma